Erros habituais na gestão de empresas

Com o mercado cada vez mais competitivo, cometer erros pode ser mais prejudicial do que parece. O empresário Marco Antonio Carbonari selecionou alguns erros cruciais e que podem ser evitados para que sua empresa se mantenha entre as primeiras do mercado. Pequenos erros podem gerar consequências enormes e um impacto negativo difícil de reverter. Vem conferir quais erros você precisa evitar:

Não focar na gestão financeira

Um dos motivos principais da falência de empresas é a falta de uma boa gestão financeira. Esse aspecto é fundamental para a saúde da empresa, e o ideal seria a contratação de profissionais da área financeira para tomar conta desse setor da maneira correta. A gestão financeira vai muito além do pagamento de impostos e custos com despesas. É importante conhecer sobre todos os números do negócio.

Não possuir plano de negócio

Um plano de negócios é fundamental para empresas de qualquer segmento, explica Marco Antonio Carbonari. Outro erro comum é fazer um planejamento apenas para a abertura da empresa, os planejamentos precisam ser pensados e desenvolvidos durante todo o funcionamento do seu negócio. Desse modo, é possível obter uma visão clara do que está dando certo e gera oportunidades de corrigir o que não está indo bem.

Não se atentar a rotina da empresa

Quando não existe um conhecimento da rotina da empresa, ela acaba ficando vulnerável às falhas, tanto de funcionários como de processos. É compreensível que uma pessoa apenas não vai dar conta de todas essas demandas, por isso, possua líderes responsáveis por conferir esses processos em todas as áreas da empresa. É indispensável ter esse acompanhamento.

Não se dedicar ao marketing

O marketing está entre as estratégias da maioria das empresas, comenta Marco Antonio Carbonari. Um erro comum dos empresários é relacionar o marketing apenas ao aumento das vendas, um dos objetivos do marketing é esse, mas ele possui muitas outras funções. Através do marketing é possível melhorar o relacionamento com os consumidores, converter os clientes e produzir conteúdo relevante para a divulgação da marca.

Não investir na gestão de pessoas

As empresas estão aprimorando cada vez mais os setores de gestão de pessoas, comenta Marco Antonio Carbonari. Isso porque funcionários motivados e que se sentem acolhidos, refletem em um ambiente de trabalho saudável e no aumento da produtividade. Tomara que essa lista de erros possam te ajudar de alguma forma a encontrar caminhos para não cometê-los. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui