Você sabe o que é e como criar um Storytelling?

Cristina Mosolf
Cristina Mosolf

Do inglês, Storytelling significa “contar histórias” ou “narração de histórias”, e a empresária Cristina Mosolf explica, neste artigo, o que é essa ferramenta do marketing e para que ela serve, uma vez que pode ser poderosa ao transmitir uma mensagem inesquecível.

Antes de mais nada, a empresária explica que além de atender às necessidades de seu público, é importante conectar-se emocionalmente com ele, a fim de que seu produto ou serviço seja, também, desejado. Sendo assim, isso pode ser feito através do Storytelling, ou seja, através de uma contação de história muito bem desenvolvida e cheia de estratégias para atrair e conquistar clientes. 

O que é Storytelling?

Como dito antes, Storytelling é um termo traduzido como “contar histórias”. No entanto, é preciso entender como funciona na prática, sim? Sendo assim, Cristina Mosolf explica: é uma maneira de contar histórias que utiliza de um conjunto de estratégias para tornar a jornada do cliente única, desenvolvendo, através dela, uma conexão emocional com o público, a fim de transmitir uma mensagem inesquecível.

Nesse sentido, a empresária explica, ainda que não há uma receita mágica para fazer um bom Storytelling, mas que alguns pontos precisam ser considerados, tais como a persona do seu negócio, o ambiente da história, qual será o conflito e, finalmente, qual é a mensagem inesquecível que pode ser deixada.

Como criar um bom Storytelling?

Cristina Mosolf explica que para criar um bom Storytelling é necessário, em primeiro lugar, saber quem é e como é sua persona. Afinal, é ela quem permite que se conheça o cliente a fundo, incluindo seus gostos e desejos (essencial, né?). Além disso, o lugar onde se passará sua história também é muito importante, para que seu cliente se sinta familiarizado e membro pertencente daquilo.

Outro ponto importante é o conflito da história, afinal, ele é um dos pontos mais importantes para se conectar com o cliente. Dessa forma, o conflito deve ser desenvolvido de forma que não somente a dor (que seja comum à do cliente) seja apresentada, como também a solução. Será, então, a resolução desse conflito que transmitirá a mensagem inesquecível ao cliente.

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