As adegas climatizadas: o sonho de todo enófilo – dicas

Marco Carbonari é proprietário da vinícola Villa Santa Maria, localizada no Vale do Baú em São Paulo. Hoje, o especialista em vinhos nos revelou que, sem dúvidas, o sonho de todo enófilo é possuir uma adega climatizada, afinal, além de ser um espaço totalmente exclusivo, trata-se do ambiente que reflete a paixão do colecionador diante da bebida.

A climatização é um dos aspectos mais importantes a serem considerados na hora de começar, de fato, a elaborar sua adega. Afinal, segundo Marco Carbonari, os rótulos necessitam de um ambiente que possua as condições ideais para que, na hora de degustar, o vinho tenha sido conservado, mostrando toda sua essência.

A temperatura, umidade e a luz devem ser controladas, já que, de acordo com Marco Carbonari, quando em escalas indevidas, podem afetar e alterar as características dos vinhos. Assim como as vibrações, que devem, a todo custo, serem evitadas.

É importante ressaltar que, em relação a iluminação, é recomendado que a adega seja mantida na iluminação mais baixa possível, mantendo as garrafas longe de sua incidência. As luzes fluorescentes são as ideais, no entanto, apenas durante o manejo ou a limpeza do ambiente, devendo ser apagada em seguida.

Marco Carbonari comenta que, para aqueles que sonham em possuir uma adega em casa, é essencial que considerem os acessórios imprescindíveis para abrigar sua coleção de rótulos, como o suporte, por exemplo, que deve, se melhor, manter as garrafas sempre na horizontal, para que a bebida seja preservada da melhor forma.

Evite também manejar com frequência os rótulos de sua adega, afinal, quanto menos a bebida se movimentar, melhor será sua preservação. Sendo assim, atente-se.

A climatização é o fator mais relevante porque, Marco Carbonari informa que o calor é o maior vilão do vinho, fazendo com que a bebida envelheça muito mais rápido do que deveria. Por isso, o ideal é manter a temperatura entre 12 e 16° C.

A adega, revela Marco Carbonari, por fim, é o melhor lugar para manter sua bebida armazenada, uma vez que mantém os níveis adequados para que a bebida não sofra alterações e sempre se mantenha em sua melhor forma, além de, claro, ser ideal para os amantes de vinho.

Quer saber mais sobre o universo do vinho? Marco Carbonari te convida a uma visita à vinícola Villa Santa Maria, garantindo uma experiência única!

Acesse o site para mais informações: https://villasantamaria.com.br/visita/.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui