Dicas para manter seus vinhos sempre bem preservados

O proprietário da vinícola Villa Santa Maria, Marco Carbonari, trouxe hoje neste artigo, dicas para os enófilos que querem manter seus rótulos sempre bem preservados, afinal, o armazenamento é um aspecto de extrema importância para que, no momento da degustação, a bebida possa ser aproveitada em todo seu esplendor.

Segundo Marco Carbonari, basta visitar uma vinícola para perceber que as garrafas são sempre mantidas na horizontal e, isso não é em vão. As garrafas, quando deitadas, evitam a pressão, o ressecamento da rolha e a entrada de oxigênio. Quando mantidas em pé, a rolha, por falta do contato com a bebida, corre grandes riscos de resseca e permitir que, com seu encolhimento, a entrada de ar seja possível. Com a entrada de ar, a bebida envelhece mais rápido, consequentemente, azedando mais rápido.

Por isso, quando abrir uma garrafa, lembre-se que o ideal é que não reste nada para guardar.

O aspecto mais importante para preservar seus vinhos, explica Marco Carbonari, é mantê-los sempre em um ambiente com temperatura, umidade e luminosidade ideais e equilibradas.

Marco Carbonari informa que a temperatura deve estar sempre entre 10 e 15ºC, evitando, a todo custo, variações e mudanças extremas e abruptas. Em relação a luminosidade, é fundamental que os vinhos sejam mantidos em um ambiente escuro, pois a luz, de acordo com Marco Carbonari, é capaz de fazer com que a bebida envelheça muito mais rápido e sofra alterações.

O ideal, para os amantes de vinho, comenta Marco Carbonari, é investir em uma adega climatizada, dessa forma você consegue conservar seus rótulos da melhor maneira possível.

Evite movimentar suas garrafas pois, Marco Carbonari revela que o manuseio frequente, uma vez que pode, também, estragar a bebida.

Tomando esses cuidados, você conseguirá manter toda a essência dos seus vinhos e degustá-los da melhor maneira possível.

Quer aprender mais sobre o universo dos vinhos: Marco Carbonari te convida a uma visita à vinícola Villa Santa Maria, localizada no Vale do baú em São Paulo. Para mais informações, acesse: https://villasantamaria.com.br/visita/.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui