Dr. Hugo Moraes de Lima comenta sobre os principais cuidados com a gengiva

Hugo Moraes de Lima

Muitos acreditam que uma boa higiene bucal se resume à arcada dentária, porém, o cirurgião dentista, Dr. Hugo Moraes de Lima, esclarece que língua, gengiva e dentes juntos constituem a saúde bucal. Sendo assim, cuidar dos três diariamente é um modo de garantir uma saúde e higienização bucal adequadas.

Segundo o Dr. Hugo Moraes de Lima, cuidar das gengivas é tão importante quanto os demais e, caso não haja cuidado ou atenção, ela pode desenvolver complicações sérias para o indivíduo. Assim, o cirurgião dentista comenta os principais cuidados que se deve ter com as gengivas para garantir uma boa saúde bucal:

Escovação e uso de fio dental

De acordo com o Dr. Hugo Moraes de Lima, a escovação deve ser precisa, porém sem pressa ou força durante o processo. Dentistas recomendam que a escovação seja feita em movimentos circulares e leves, sendo dedicado 5 minutos para dentes e gengivas e 2 minutos para uso do fio dental e língua. 

Utile enxaguantes bucais apenas com recomendação

O mercado oferece uma vasta opção de produtos de higiene para cuidar da saúde bucal, como os enxaguantes bucais. Contudo, o Dr. Hugo Moraes de Lima que nem sempre esses produtos são indicados para todos, pois o bochecho com esses produtos pode disfarçar o mau hálito e mascarar sintomas de problemas como a gengivite, por exemplo, dificultando, assim, no diagnóstico.

Cuide da glicemia

Pacientes portadores de diabetes devem estar atentos às altas taxas de glicemia. O Dr. Hugo Moraes de Lima comenta que a glicose alta facilita a reprodução de bactérias na boca. Sendo assim, os cuidados dos diabéticos com a saúde física e com a higienização bucal devem ser redobrados e minuciosos.

Dentes saudáveis, gengivas saudáveis

Algo simples de ser resolvido e compreendido: dentes limpos e bem cuidados resultam numa boca livre de bactérias e comidas. Consequentemente, o Dr. Hugo Moraes de Lima esclarece que as chances de proliferação para as gengivas e infecções são reduzidas. 

Por fim, o Dr. Hugo Moraes de Lima reforça que um cuidado fundamental com as gengivas – e boca num geral – é a visita ao dentista regularmente para que o profissional realize um acompanhamento das suas condições bucais, prevenindo, assim, o surgimento de complicações. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui