Fed prevê manutenção dos juros estáticos até 2023

Segundo os membros do BC dos EUA, o momento é desafiador

Federal Reserve afirmou que continuará comprando títulos do governo para apoiar economia

O Federal Reserve (o Fed, Banco Central dos Estados Unidos) comunicou nesta quarta-feira (16) que decidiu, por unanimidade, manter a taxa básica de juros do país estável na faixa entre 0 ponto e 0,25 ponto. De acordo com o comunicado oficial do Comitê Federal de Mercado Aberto (o FOMC, na sigla em inglês), o Fed usará todas as ferramentas para apoiar a economia dos Estados Unidos. Segundo os membros do Comitê, o momento é desafiador.

A autoridade monetária afirmou que continuará a comprar ao menos US$ 80 bilhões de títulos do Tesouro dos Estados Unidos ao mês e, também, pelo menos US$ 40 bilhões de títulos garantidos por hipotecas mensalmente — comprometendo-se a manter o atual ritmo dessas operações. Segundo o documento liberado após a decisão, a economia e o emprego continuam a se recuperar, mas permanecem “bem abaixo” dos níveis pré-pandemia.

O FOMC ressaltou o objetivo de inflação média de 2% no longo prazo, apontando que, com a taxa persistentemente abaixo dessa meta, possui hoje a pretensão de atingir uma inflação moderadamente acima de 2% por algum tempo para que a sua média seja atingida. O Comitê sinalizou que deverá manter essa mesma taxa de juros até 2023, pois 12 de 17 dirigentes do Fed votaram nesse sentido.