CITROËN DS – O carro visionário

Fernando Siqueira Carvalho
Fernando Siqueira Carvalho

Fernando Siqueira Carvalho é empresário e grande admirador de automóveis clássicos, pensando sobre os modelos mais bem vistos da humanidade, Fernando nos conta hoje a história do CITROËN DS, um carro à frente de seu tempo. Leia:

O CITROËN DS, conhecido popularmente sob o nome “boca-de-sapo”, foi produzido de 1955 a 1975. Fernando Siqueira Carvalho conta que o modelo foi um símbolo francês, inovando na aerodinâmica, sendo o primeiro a adotar freios a disco nas rodas dianteiras. Em 1967, foi lançada também, sua segunda versão com modificações na frente, onde surgiram os primeiros faróis direcionais.

Logo nos primeiros minutos de sua apresentação no salão de automóveis de Paris, foram vendidos mais de 750 exemplares e, no final do evento, Fernando Siqueira Carvalho conta que o CITROËN DS já era um sucesso, com mais de 120.000 exemplares encomendados. 

O sucesso de vendas, até o final de sua produção, produziu 1.456.115 unidades. Fernando Siqueira Carvalho revela também que em 2009 a marca lançou uma reedição, apresentado o automóvel ao público em março de 2010 e lançado em três modelos conforme os anos: o DS3, DS4 e o DS5.

A aparência do carro chama atenção com seus faróis direcionais, que, segundo a explicação de Fernando Siqueira Carvalho, é raridade atualmente. Lanço consigo a suspensão hidropneumática e amortecedores. Inovou também, com suas esferas acumuladoras nas quais permitiam que, se necessário, dirigir com apenas três rodas.

Fernando Siqueira Carvalho informa ainda, que o modelo visionário foi desenhado pelo escultor italiano Flaminio Bertoni e pelo engenheiro aeronáutico André Lefèbvre e acumulou admiradores por todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui