Marco Antonio Carbonari: Os corpos dos vinhos

Bottles of red wine in a store

São muitos os fatores que diferenciam os vinhos entre si, o aroma, o sabor, a cor e textura são algumas dessas incontáveis diferenças nas quais fazem a bebida se tornarem o que são. Marco Antonio Carbonari, especialista na arte de criação de vinhos há quase vinte anos e proprietário da vinícola Villa Santa Maria, nos conta hoje, um pouco sobre as diferenças dessa amada bebida.

Marco Antonio Carbonari conta que um dos fatores que mais influenciam na bebida, de fato é o corpo do vinho, pois se trata da densidade que a bebida apresenta em boca. Carbonari revela que existem diversos termos e interpretações que são utilizadas por especialistas renomados mundialmente, porém, simplificando citou que se dão por: Ralo ou aguado, leve, médio corpo, encorpado e pesado.

O vinho ralo e/ou aguado, explica Marco Antonio Carbonari, é aquele que apresenta uma densidade mínima, dando a sensação de beber algo semelhante a um refresco, diferente do vinho leve, que é aquele que apresenta uma estrutura delicada, porém de qualidade.

O vinho de médio corpo já possui uma boa densidade, porém não ao ponto de ser encorpado. Marco Antonio Carbonari explica que a maioria dos vinhos se classificam nessa faixa, também podendo ser chamados de vinho de bom corpo.

Já o vinho encorpado é, segundo Marco Antonio Carbonari, aquele cuja sensação é nitidamente densa, às vezes até viscosa. E o vinho pesado, se caracteriza como uma bebida extremamente densa, na maioria das vezes, devido a um desequilíbrio durante a produção.

Marco Antonio Carbonari diz que a melhor forma de aprender sobre esses termos é na prática. Vá a alguma degustação de vinhos e note com um olhar mais crítico todos os detalhes e sensações que a bebida provoca. A Vinícola Villa Santa Maria, por exemplo, possui uma vasta variedade de vinhos ‘Brandina’ com corpo leve, médio e encorpado que farão você se deliciar durante toda a experiência.

Para visitar a vinícola é necessário agendar um horário pelo WhatsApp: (12) 9 9746-6298.  Marco Antonio Carbonari te aguarda!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui