Mas afinal o que faz um sommelier?

Há quem pense que o trabalho de um sommelier é apenas provar e julgar se um vinho é bom ou ruim, porém não se baseia apenas nisso, afirma Marco Antônio Carbonari, entusiasta e apaixonado por vinhos, dono de uma das mais conceituadas vinícolas do país: Villa Santa Maria.

Primeiramente, além de todo o conhecimento que o sommelier deve ter acerca do vinho e suas propriedades, como regiões vinícolas espalhadas pelo mundo e isso envolve até no clima e relevo da região, o profissional necessita ter boa comunicação e apresentação para passar todas essas informações aos clientes. Além do mais, a expertise em relação à análise da bebida, a combinação e fermentação, ele pode trabalhar em restaurantes, lojas ou vinícolas e vinhedos.

Como dito anteriormente, o sommelier é responsável por carregar consigo noções básicas e profundas acerca do vinho. Com seu conhecimento avançado sobre o assunto, ele auxiliará o cliente em relação à harmonização do vinho, por exemplo, qual vinho beber com determinado prato, até mesmo a temperatura e noções de safras, de ano, de barril, enfim, as especialidades são infinitas e um bom sommelier traz, sem dúvidas, uma credibilidade maior à casa, ressalta Marco Antonio Carbonari.

Por esse motivo, muitos donos de restaurantes conceituados optam por contratar os serviços de um sommelier para agregar, assim, o repertório da casa. O profissional indica vinhos, sugere pratos e acompanhamentos que vão harmonizar com a bebida, dá sugestão de safras e vinhedos etc.

Essa profissão vem se estabilizando cada vez mais, um exemplo dessa base é a criação da Associação Brasileira de Sommelier de São Paulo, a ABS-SP, acentua Marco Antonio Carbonari. Com mais de 30 anos de criação, possui programações e cursos acerca de vinhos e tudo que circunda esse assunto.

Um sommelier não cumpre apenas as funções de tirar dúvidas e aconselhar qual vinho tomar, ele também é responsável por boa parte logística de vinhos de uma loja ou restaurante, em relação às encomendas, manutenção e abrigo das garrafas, além de escolher os melhores rótulos para trazer credibilidade e sofsitcção ao local, alem de preparar a equipe de profissionais na melhor forma de servir a bebida etc.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui