O que é consultoria e qual é sua importância?

Carla Maria Silva Maia é proprietária da GO Engenharias, localizada na cidade do Porto, em Portugal. Atuando como guru de angariação de fundos e desenvolvimento de projetos humanitários e de recuperação social, ela também está na área de consultoria empresarial há muitos anos, por isso irá explicar neste artigo qual o papel do consultor e qual a sua importância.

Os consultores são agentes do desenvolvimento organizacional que utilizam seus conhecimentos e suas experiências para auxiliar seus clientes com pareceres a respeito de assuntos que estejam dentro de suas especialidades. A consultoria moderna pode ser útil em diversas áreas da organização, devido à necessidade de maior conhecimento por parte da empresa, falta de tempo dos gestores e redução de equipes.

Carla Maria Silva Maia diz que, então, o consultor ajuda a implantar algum novo processo ou tecnologia que auxilie na resolução de algum problema organizacional pelo fato de ser um observador externo, sem relações que possam interferir em seu julgamento. Ademais, o serviço de consultoria é especializado em um determinado assunto, ou seja, um consultor não pode simplesmente auxiliar uma empresa em qualquer situação que não seja específica da sua especialidade.

O apoio deste serviço prestado na resolução de um problema empresarial, considerando o mercado atual, minimiza grandes falhas e dá vantagem competitiva para a empresa. No entanto, é importante ressaltar que o serviço de consultoria não é somente para apoiar riscos ou na hora de algum possível problema, mas também em processos essenciais como o melhoramento das atividades internas, fazendo com que os funcionários estejam bem, na padronização do serviço prestado pela empresa e no aperfeiçoamento dos valores praticados.

Dessa forma, Carla Maria Silva Maia diz que ao contratar um serviço de consultoria para uma empresa, seja qual for a finalidade, o consultor conseguirá detectar os possíveis problemas, como as brechas na forma de trabalho, agindo de forma imparcial, para melhor gerir o ramo em diversos aspectos. Isso fará com que a empresa cresça financeiramente, além de outros resultados satisfatórios com clientes e colaboradores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui