Rafting: Rafael Libman conta o que esse esporte tem a nos ensinar

Para quem não conhece, o rafting é uma prática de descida em corredeiras em grupo que utiliza botes infláveis e equipamentos de segurança. Segundo Rafael Libman, praticante de diversos esportes, a ascensão dessa modalidade tem crescido muito aqui no Brasil.

Tendo um nome que significa balsa ou jangada, a história diz que os primeiros relatos sobre o esporte ocorreram em meados de 1869, quando o americano John Wesley Poweel, resolveu coordenar uma expedição a bordo de barcos com remo no Grand Canyon, Colorado nos EUA.

Ainda contanto a história, Rafael Libman acredita que nos anos de 1980, foi planejado um bote que escoava a água que entrava dentro, o nome era bote auto-escoante. E no decorrer desse percurso, a equipe que precisa contar com um número entre duas a sete pessoas mais um guia, visualizaram desafios que necessitam ser vencidos na correnteza do rio.

Deste modo, Rafael Libman explica que no Rafting cada trecho do rio pode apresentar uma classe, existindo um total de seis classes de corredeiras divididas por grau de dificuldade.

  • Rafael Libman apresenta os níveis do Rafting:

Nível I: área com pedras menores, acarretando em poucas manobras;

Nível II: águas mais agitadas, tendo poucas rochas, podendo às vezes exigir manobras;

Nível III: existência de ondas pequenas com queda, com pouca percepção de perigo. Rafael Libman acredita que aqui pode necessitar de habilidades de manobras;

Nível IV: existência de ondas médias, poucas pedras, com quedas relevantes e necessidade de com manobras com maior nível de dificuldade em relação aos primeiros níveis;

Nível V: ondas grandes com possibilidade de rochas maiores e grandes quedas há riscos e exige manobras precisas;

Nível VI: corredeiras muito perigosas, pedras e onas enormes. Rafael Libman fala que o impacto da água pode até causar estragos nos equipamentos dos corredores;

Nível VII: Nível mais extremo de perigo, podendo machucar praticantes, sendo primordial muita experiência para completar esse percurso.

Bom, este é o esporte rafting e todas as suas aventuras!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui