Tudo o que você precisa saber sobre o R&B — ou Rhythm and Blues

A música é, de longe, uma das maiores heranças culturais do mundo, você não acha? Não à toa, para Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui é importante conhecer os mais variados gêneros, assim como desfrutar das músicas pertencentes aos estilos que mais nos encanta. No entanto, mais do que isso, conhecer a história deles também é essencial, quer dizer, isso se você for um entusiasta dos estudos musicais. 

 

Pensando nisso, se você não conhece ou já ouviu falar no R&B (Rhythm and Blues), este artigo é para você! Aqui, com as contribuições do renomado empresário Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui, você vai aprender tudo o que você precisa saber sobre esse gênero musical que nasceu nos Estados Unidos. Confira a seguir.

 

Entendendo a história

 

Em primeiro lugar, Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui explica que Rhythm and Blues nada mais é que o termo em inglês utilizado na década de 40, nos Estados Unidos, para descrever produções musicais realizadas pelo povo afro-americano no país. Há quem diga que ele foi baseado no jazz, no entanto, algo de que não se tem dúvidas é o fato de que ele influenciou o surgimento do Rock.

 

No Brasil, podemos identificar as produções de R&B através de diversas vozes emblemáticas, como a de Djavan, grande artista da MPB, Jorge Ben Jor, Sampa Crew, Tim Maia e, até mesmo, as de grandes artistas mais jovens, como  Gloria Groove e Iza. No entanto, Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui comenta que, nesse caso, o gênero passou por transformações e deus origem ao que se chama R&B Contemporâneo.

 

Entendendo as características do ritmo

 

No entanto, se você não consegue ver traços desse estilo na MPB ou no Funk, cantado por Gloria Groove, por exemplo, o renomado Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui explica que está na hora de entender as principais características do ritmo. Desse modo, na prática, o R&B é considerado como a fusão de diversos outros gêneros, tais como o Jazz (mencionado anteriormente), o Soul, o Pop e, claramente, o Funk.

 

Além disso, o empresário Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui comenta que o estilo R&B possui a característica de ter melodias sensuais combinadas a letras fortes e que se encaixam perfeitamente à batida, o que é ótimo para quem gosta de mexer bastante o corpo, não é mesmo?

 

Desse modo, Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui explica, por fim, que o R&B Contemporâneo diferencia-se do R&B tradicional graças às diferentes épocas em que estão inseridos, isto é, enquanto um nasceu em uma época mais remota, com outras influências artísticas e musicais específicas e estadunidense, o outro se desenvolveu por meio de gêneros contemporâneos e outras mobilizações sociais, geralmente realizadas no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui