Vinhos: 7 curiosidades que você não sabe sobre a bebida

Marco Antonio Carbonari é especialista em vinhos e proprietário da vinícola Villa Santa Maria e, como um bom amante de vinhos, ele resolveu nos  contar 7 curiosidades sobre a bebida que você provavelmente não sabia, vem conferir:

  1. 300 uvas equivalem a uma garrafa de vinho;

Para produzir uma garrafa de cerca de 750ml, Marco Antonio Carbonari conta que são necessárias, em média, 300 uvas.

  1. A Itália é a maior produtora do mundo;

Por mais que muitos achem que a França seja a maior produtora de vinhos, Marco Antonio Carbonari explica que na verdade, o mérito é da Itália. Muito disso se dá pelo fato dos americanos serem grandes consumidores e preferirem vinhos italianos.

  1. A china é a maior consumidora;

Os chineses bateram um recorde de 155 milhões de caixas de 9 litros de tinto em 2013, superando até mesmo os franceses.

Isso se deve muito pela importância simbólica devido a cor vermelha da bebida, que para a cultura significa longevidade e sorte.

  1. A expressão ‘saúde’ surgiu na Grécia;

Na Grécia, o anfitrião sempre tomava o primeiro gole para garantir que o vinho não tinha sido envenenado, desde então, o mundo todo adotou a expressão.

  1. Vinho faz bem à saúde

Estudos apontam, segundo Marco Antonio Carbonari, que a bebida faz bem ao coração (quando em doses moderadas), isso porque o vinho possui agentes antioxidantes que protegem as células do envelhecimento e evitam doenças cardiovasculares.

  1. A bebida foi descoberta há cerca de 6.000 anos no oriente médio;

Marco Antonio Carbonari revela que os primeiros registros são datados no período neolítico (8500-4000 a. C). Supõe-se que a bebida tenha sido fermentada por engano originalmente, mais tarde sendo aperfeiçoada e espalhada.

  1. A maior adega do mundo;

A maior adega subterrânea do mundo fica na República da Moldávia, um pequeno país do Leste Europeu. Marco Antonio Carbonari diz que ela armazena aproximadamente 1,5 milhões de garrafas de vinho e conta com comprimento total de 200 km e largura de 85 m.

Você provavelmente não sabia sobre essa curiosidades, certo? Se você tem interesse em aprender mais sobre o universo dos vinhos, Marco Antonio Carbonari os convida para uma visita na vinícola Villa Santa Maria localizada no Vale do Baú, SP.

Agende: (12) 9 9746-6298.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui