Você já ouviu falar sobre o planejamento financeiro? Sabe qual é a sua importância? Para o sócio fundador da Bmc digital, Juliano Luiz Casamalli, essa organização é fundamental para ter finanças equilibradas. Isso porque, por meio deste plano é possível controlar as receitas e gastos, além de conseguir economizar dinheiro para aplicar em outras áreas. Mas quais os motivos para efetuar esta administração? Continue a leitura deste artigo para descobrir!
Uma vida financeira organizada pode trazer grandes benefícios. Além de poder controlar os gastos e receitas, economizar dinheiro para aplicar em outros campos e ter recursos para investir, é possível ter maior tranquilidade, sem preocupações com endividamentos e problemas financeiros. Nesse sentido, o planejamento é uma das etapas essenciais para quem deseja alcançar este objetivo. Mas sobre o que ele trata?
Planejamento financeiro, o que é?
Caso você esteja se perguntando sobre o que é o planejamento financeiro, saiba que esse é um tipo de organização realizado para administrar todas as áreas financeiras de uma pessoa. Seu principal objetivo é o de trazer maior clareza sobre a movimentação do dinheiro, assim como, para quais áreas ele está sendo destinado. Além disso, ele pode ser utilizado para organizar as finanças conforme os objetivos e sonhos estabelecidos. O sócio na Olam FiT, Juliano Luiz Casamalli, entende que essa atividade é essencial.
Como realizar?
Uma questão que pode surgir é sobre como realizar um planejamento financeiro. De forma geral, ele pode ser efetuado através de informações como as despesas mensais — sejam elas fixas ou variáveis — e as receitas, ou seja, o valor recebido todos os meses. Com esses detalhes definidos é possível observar, por exemplo, quais são os gastos desnecessários, economizando dinheiro para aplicar em outras áreas. Além disso, é interessante adicionar neste plano, as metas financeiras desejadas como a compra de um novo carro, a viagem dos sonhos e a casa própria.
Mas quais são os motivos para ter um planejamento financeiro?
Agora que você entendeu mais sobre o planejamento financeiro, resta a seguinte dúvida: quais os motivos para realizá-lo? Nesse contexto, saiba que um deles é o de ter uma vida financeira mais equilibrada, sabendo administrar seus recursos de forma consciente e estratégica. Para o sócio fundador da Neo Prosperity, Juliano Luiz Casamalli, ter finanças saudáveis é fundamental.
Alcance de metas e objetivos financeiros
Outro motivo de realizar este planejamento é a possibilidade de poder alcançar suas metas e objetivos financeiros. Isso porque, ao organizar as suas finanças é possível economizar para investir em outros campos como iniciar uma faculdade, dar entrada em um novo imóvel, comprar um carro mais confortável, criar uma reserva de emergência adequada, efetuar uma viagem tão aguardada entre outros.
Maior controle financeiro
Por fim, se você é o tipo de pessoa que sente que não sabe em quais áreas o seu dinheiro está sendo consumido, saiba que o planejamento financeiro pode oferecer um maior controle sobre os seus recursos. Ao anotar suas despesas, por exemplo, é possível entender sobre como o seu salário está sendo gasto, eliminando as contas desnecessárias. Para Juliano Luiz Casamalli — empresário de Novo Hamburgo —, isso pode ser de grande ajuda.