Você tem vontade de se tornar um programador? Para o empresário e expert em tecnologia, Raphael Gerk Viana, a área de programação se encontra em constante crescimento dentro do mercado. No entanto, antes de querer seguir carreira é importante entender sobre as atividades que ela envolve. Ficou curioso? Então continue a leitura deste artigo para saber mais!
O que é programação?
Sabe aquele aplicativo de comida ou aquela rede social que você utiliza? Esses são alguns exemplos que demonstram os resultados da programação. Nesse sentido, no contexto tecnológico, essa atividade refere-se ao desenvolvimento, teste e manutenção de programas de computadores. Sendo assim, através de códigos, os profissionais irão se comunicar com os computadores para que eles realizem tarefas específicas.
De acordo com o expert Raphael Gerk Viana, para desenvolver um programa de músicas ou uma simples calculadora, por exemplo, um computador precisa de instruções que sejam bem detalhadas. Dessa forma, para que possa ocorrer o diálogo entre humanos e máquinas, são utilizadas as linguagens de programação, que podem ser consideradas como o “idioma” desses computadores.
O que um programador faz?
Você tem dúvidas sobre o que um programador realiza? Saiba que dentre as funções que esse profissional terá que desempenhar, a principal será a de desenvolver sistemas operacionais, programas e aplicativos. Portanto, através dos conhecimentos adquiridos ao longo de sua carreira, será possível que ele produza diversos tipos de softwares.
Quais são as vantagens de ser um programador?
Para o empresário Raphael Gerk Viana, devido aos avanços tecnológicos, o ramo da programação vem ganhando grande destaque dentro do mercado. Dessa maneira, investir nessa carreira trará diversas oportunidades para a pessoa que decidir se tornar um programador. Além disso, outra vantagem é que esse profissional poderá escolher entre trabalhar em empresas ou de forma autônoma.
Quais áreas a programação envolve?
Agora que você entendeu sobre essa profissão, resta a seguinte questão: em quais áreas um programador poderá trabalhar? Saiba que a programação envolve diversos campos, os quais deverão ser escolhidos conforme a preferência de uma pessoa. Uma das opções é se tornar um analista de segurança, o qual será responsável por desenvolver sistemas de prevenção contra ataques de hackers.
Por fim, além de desenvolver sistemas, um programador poderá atuar em outras áreas, como na administração de Banco de Dados. Para o expert em tecnologia Raphael Gerk Viana — que é bem sucedido na internet —, esse campo possui grande importância, uma vez que armazena todos os dados e informações de uma empresa, por exemplo.