Fazer com que o cliente continue realizando negociações com a empresa é uma tarefa complexa. Diante disso, o notável Amauri Jacintho Baragatti entende que é importante manter o cliente interessado nos produtos e serviços da empresa mesmo quando este já finalizou a compra. Quer melhorar as vendas de sua empresa? Acompanhe o artigo e confira algumas dicas!
A compra continue mesmo quando o cliente já foi embora
De acordo com o advogado Amauri Jacintho Baragatti, quando um cliente adentra uma empresa com a pretensão de realizar uma negociação, ele logo é bem recebido por um atendente que até oferece mais produtos e serviços de que precisa. No entanto, quando esse cliente vai embora, ele é esquecido pela equipe da corporação.
Contudo, promover a satisfação do cliente e mandar e-mails, mensagens e ligações adequadas em certas datas comemorativas, por exemplo, para que ele possa avaliar o produto ou serviço adquirido, e conhecer a promoção de outros, são práticas importantes para manter o interesse de futuras negociações do mesmo com a empresa.
Tratamento ético com o cliente
Dessa forma, como comenta o renomado Amauri Jacintho Baragatti, para que essas práticas sejam aplicadas mantendo a fidelidade do cliente, é fundamental que os colaboradores da empresa forneça ao mesmo um tratamento ético ao mesmo, respeitando os direitos do consumidor e mantendo seus dados de compra em segurança.
Assim, os atendentes devem receber um treinamento capacitivo para lidarem com certas situações, para não ferirem os direitos do consumidor, como o arrependimento da compra (oferecendo a troca do produto com outro ou crédito na loja), e evitando que os profissionais hajam de maneira discriminatória com os clientes.
Importância de manter o cliente
Além do mais, como aponta o Dr. Amauri Jacintho Baragatti, é essencial para a economia de uma empresa manter o cliente atual, pois custa aproximadamente vinte vezes mais barato mantê-lo do que conquistar outro. Também, essa atividade é de suma importância por apresentar diversas vantagens para a corporação.
Vantagens de manter o cliente atual
Portanto, as vantagens que uma determinada instituição possui ao manter o cliente atual são:
- Possibilidade do marketing boca-a-boca;
- Menores custos para a empresa;
- As compras tendem a obter um valor maior com o tempo;
- Feedbacks francos, auxiliando na melhora dos serviços;
- Aumenta a clientela;
- Fidelidade do cliente que dificilmente comprará no concorrente.
Quer aumentar a lucratividade de sua empresa? Lembre-se, a venda não termina quando o cliente vai embora, continue conquistando-o.