Quando a pandemia chegou no início de 2020, houve uma mudança em todas as esferas e comportamentos da sociedade. Não à toa, o renomado empresário Manoel Conde Neto, proprietário da Farma Conde, considera a pandemia como um fator determinante para a mudança no perfil do consumidor de farmácia.
As mudanças dos últimos dois anos trouxeram desafios para todo o mercado. No quesito do segmento de farmácias, os empreendedores se viram na necessidade de superar esses desafios, os enxergando como novas oportunidades de ampliar sua evolução no mercado e adquirir novos conhecimentos.
Na concepção do empresário Manoel Conde Neto, com alguns meses de pandemia foi possível perceber uma mudança nos hábitos e perfil dos consumidores. Com o isolamento social e fechamento dos espaços de trabalho e estudos, a sociedade se viu num contexto que transformou os modos de consumir produtos e serviços.
Com o passar do tempo e a reabertura dos espaços, a vida voltou às suas normalidades. Entretanto, Manoel Conde Neto acredita que o perfil dos consumidores mudou, havendo agora uma nova dimensão na vida do público voltada, principalmente, para a facilidade e agilidade nos modos de consumir produtos e serviços.
Para o empresário Manoel Conde Neto, a transformação digital foi uma das mudanças mais significativas. Essa, que já estava acelerada, ganhou maior relevância e se tornou um dos principais meios de interação entre farmácia e consumidor. Seja por meio de aplicativos ou sites, os empreendimentos farmacêuticos tiveram que se adaptar a essa nova exigência do mercado.
A visão de consumo também teve impactos significativos. O empresário Manoel Conde Neto interpreta o consumo como muito mais do que o ato de compras, afinal, ele se estende ao relacionamento do cliente com a marca e, principalmente, ao valor que esse local transmite e agrega em seus consumidores. Com a pandemia, as empresas, mais do que nunca, tiveram que mostrar que não possuíam apenas um papel econômico, mas também social. A exemplo disso, a Farma Conde encabeçou diversos projetos de combate ao coronavírus em cidades do estado de São Paulo, bem como projetos de assistência a famílias necessitadas.
Outro aspecto foi o de oferecer conveniência aos clientes. O empresário Manoel Conde Neto entende que não há uma fórmula universal para proporcionar esse aspecto aos consumidores. É preciso, portanto, inovar por meio das ferramentas que já compõem a sua loja. Por meio disso, pode-se inovar com novas ações em cima daquelas já existentes, mas que trarão um diferencial aos seus serviços.
Em um cenário pós-pandêmico, o cliente, mais do que nunca, almeja produtos de qualidade oferecidos por profissionais capacitados com agilidade nos serviços. Esse não é o diferencial, e sim o modo como se entrega esses resultados aos clientes. Por isso, para fortalecer a marca, é fundamental se preocupar com esses aspectos para não perder as oportunidades de destaque no mercado.