Você já se perguntou sobre a importância da tecnologia para a área da saúde? Conforme explica o Dr. José Admirço Lima Filho, estes dois campos possuem uma forte relação. Isso porque, as inovações presentes nesta área, são fundamentais para trazer uma melhora nos atendimentos e procedimentos. Mas como isso irá funcionar na prática? É o que você irá entender com a leitura deste artigo!
A tecnologia trouxe grandes mudanças para diversas áreas da nossa vida, não é mesmo? Seja no âmbito pessoal ou profissional, é certo que as novas ferramentas e sistemas transformaram as relações. No campo da saúde isso não é diferente, pois através das tendências, diversas soluções e modificações passaram a estar presentes na rotina hospitalar.
Mas o que é tecnologia na saúde?
Nesse sentido, ao falar sobre a tecnologia na saúde, está se referindo aos novos sistemas e ferramentas, desenvolvidos para solucionar ou melhorar problemas neste campo. Desse modo, tanto os aprimoramentos nos serviços quanto a criação de mecanismos e materiais, estarão inclusos. Para o médico anestesiologista, José Admirço Lima Filho, essas modificações são essenciais para o avanço da medicina.
Qual a importância da tecnologia na área da saúde?
Se você tem dúvidas sobre a importância de aplicar a tecnologia na saúde, saiba que por meio das novas criações, foi possível trazer grandes avanços. As vacinas, por exemplo, são grandes representações dessa relevância, uma vez que, são capazes de erradicar e prevenir sérias doenças. Outrossim, estas transformações também são essenciais para contribuir na gestão hospitalar.
Exemplos de inovações na saúde
Para reforçar ainda mais a importância da tecnologia na saúde é interessante conhecer alguns exemplos de inovações desta área. O gestor, José Admirço Lima Filho, vislumbra que conhecer essas criações, será fundamental para compreender e estimular essa prática. Sendo assim, confira as principais delas a seguir.
- Raios-X
Apesar de serem muito comuns atualmente, os raios-X são um dos grandes exemplos dos avanços tecnológicos na medicina. Isso porque, antigamente, para analisar e avaliar os órgãos e sistemas do corpo humano, eram realizadas cirurgias exploratórias. Nesse sentido, pensado pelo físico Wilhelm Conrad Rontgen, através desse mecanismo, foi possível criar outros instrumentos essenciais como os aparelhos de ressonância e tomografia.
- Prontuários eletrônicos
Por fim, outro exemplo que merece atenção são os prontuários eletrônicos. Sendo mais recentes, esses sistemas contribuem significativamente para a gestão hospitalar. Dessa maneira, é possível armazenar informações importantes como exames, receituários e laudos, diminuindo os riscos de perda e facilitando a localização. O Dr. José Admirço Lima Filho, comenta que essa inovação é fundamental para acelerar e facilitar os procedimentos.